Assessoria e Consultoria

Diagnóstico organizacional

É a primeira etapa de um processo de consultoria ou assessoria e uma das mais importantes. A partir de uma análise do ambiente e cultura organizacional, identificamos as principais oportunidades e necessidades de intervenção, auxiliando na tomada de decisões e planejamento das ações. A partir daí adotamos mecanismos de mensuração de desempenho e indicadores.

 

Acompanhamento técnico de projetos

A contratação de uma consultoria e assessoria em saúde pode ser a saída para melhorar processos dentro das unidades de saúde. Além de auxiliar na administração, pode se tornar essencial para a correta gestão das organizações.

 

ACOMPANHAMENTO PRESENCIAL:  A GENIALE disponibiliza profissionais exclusivos para atender as demandas de sua entidade. Acreditamos que os laços de confiança são o caminho para que os objetivos propostos sejam alcançados com excelência.

 

  • Atestado de acompanhamento técnico confeccionado em todas as visitas realizadas com as instituições parceiras. O Atestado de acompanhamento técnico é importante pois nele estará descrito todas as atividades desenvolvidas durante o período da visita. O atestado de acompanhamento técnico é uma ferramenta simples e clara, possui extremo potencial perante ao ministério público.
  • Visitas presenciais mensais, quinzenais ou de acordo com a necessidade da sua empresa;
  • Reuniões com coordenadores técnicos de enfermagem e médico;
  • Reuniões mensais com comissão de avaliação para discutir andamento do projeto, quais as necessidades de maior urgência. Apontamentos levantados com objetivo de melhorar os serviços ofertados;
  • Elaboração de protocolos técnicos;
  • Capacitação inicial para todos os colaboradores de sua entidade;
  • Apoio no levantamento e elaboração do Inventario dos bens moveis;
  • Assessoria para a habilitação de responsabilidades técnicas. Documentos necessários, prazos, locais para emissão do certificado;
  • Elaboração de fluxogramas e organogramas, entre outros.

 

ACOMPANHAMENTO A DISTÂNCIA:  A Equipe da GENIALE disponibilizará profissionais exclusivos para acompanhar as atividades que constam no projeto. Este atenderá as demandas de sua entidade através de e-mail, contato telefônico, vídeo chamada, WhatsApp ou outros de acordo com a disponibilidade de sua instituição.

 

  • Assessoria 24 horas a coordenação de enfermagem e demais colaboradores que fazem parte do projeto;
  • Consultoria e assessoria na confecção de cronogramas de atividades. O cronograma de atividades será elaborado de acordo com a necessidade de sua entidade, podendo também ser de acordo com as datas comemorativas do ministério da saúde. O cronograma poderá ser trimestral, semestral ou anual;
  • Orientações sobre a importância das reuniões semanais, quinzenais e mensais com as equipes de saúde. Reuniões in loco;
  • Orientações sobre a importância das visitas técnicas nas unidades de saúde; como proceder, modelo de relatório técnico a ser preenchido após cada visita;
  • Rounds Semanais: Estabelecer “rounds” mensais juntos às equipes multidisciplinares de cada unidade para discutir plano de melhorias no atendimento aos usuários e fluxos. Os rounds colaboram para melhorar a comunicação entre a equipe multiprofissional, pontuar dificuldades e assim melhorar os processos de trabalho;
  • Assessoria na confecção de relatórios de melhorias;
  • Regimento interno em diversos setores, de acordo com a necessidade de sua instituição;

 

Monitoramento de indicadores de saúde

O monitoramento de indicadores é “uma atividade planificada e sistemática para identificar problemas ou situações que devem ser estudadas de forma profunda ou ser objeto de intervenção para melhorar. Os indicadores sinalizam áreas com oportunidades de melhorias.

 

Analise de desempenho

A GENIALE implantará a ficha de avaliação de desempenho profissional. Com a implantação desta ferramenta de avalição é possível analisar pontos essenciais no desenvolvimento das atividades diárias do colaborador, como: Assiduidade, disciplina, iniciativa, produtividade e responsabilidade, além da descrição da coordenação.

 

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado. Isso se faz analisando cenários, definindo metas e planos de ações que permitirão chegar onde se deseja. Portanto, é preciso identificar os pontos fortes e fracos e, então, traçar um plano de ação especifico para cada instituição de saúde.

Para que o objetivo seja alcançado será necessário que as etapas sejam seguidas corretamente.

 

Cotações de materiais hospitalares e equipamentos

A importância de uma boa gestão em saúde na hora de comprar materiais e equipamentos hospitalares é imprescindível. Para obter uma boa gestão é preciso pensar não apenas nos valores dos produtos, mas também em sua qualidade.

A cotação é um documento preparado por fornecedores, a fim de comunicar o valor de seus produtos a clientes em potencial, nesse caso a sua entidade.  Assim, ao obter uma relação variada de cotações de materiais médicos, de diferentes fornecedores, sua empresa é capaz de fechar os negócios mais vantajosos. Contudo, diante disso, já podemos visualizar uma série de dificuldades que surgirão no caminho. Tomemos como exemplo a primeira etapa: a seleção de fornecedores.

Esse processo deve ser feito cuidadosamente, visto que não se trata apenas de escolher os menores preços, mas sim de fazer negócio com empresas responsáveis e que oferecem produtos de qualidade. Conte com a GENIALE, nós apoiamos a sua entidade na captação de bons orçamentos. Em outras palavras, identificar bons fornecedores exige pesquisa, e isso demanda tempo. Não perca tempo.

 

Preparação para acreditação

A acreditação é um método que busca promover a qualidade e a segurança da assistência a saúde. Para alcançar a acreditação será necessário que sua instituição comprove que os padrões exigidos estão sendo aplicados, assim, ela poderá alcançar através de certificações os níveis de acreditação.

A acreditação assegura que os processos aplicados em uma instituição são seguros e aceitáveis a assistência a saúde.

É importante ressaltar que instituições acreditadas proporcionam melhor qualidade de assistências aos seus pacientes, ambiente livre de riscos para todos que ali estão desempenhando suas funções e alcançam padrões de excelência reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

A Geniale possui profissionais altamente capacitados para preparar a sua organização para os processos de acreditação.

 

Estruturação de comissões

Uma das melhores formas de garantir maior segurança ao paciente nos serviços de saúde é por meio da criação de comissões.

Elas são formadas por profissionais técnicos, como médicos e enfermeiros, e têm como principal função servir de instrumento de gestão, ao oferecer subsídios à diretoria.

Os serviços de saúde de acordo com suas especificidades, procuram constituir as comissões visando sempre resultados cada vez mais efetivos junto aos pacientes. Da mesma forma é papel das comissões, por meio do gerenciamento de riscos e de orientações na implantação de protocolos, traduzir resultados que reflitam positivamente na imagem institucional.

 Por tal relevância, o programa de comissões hospitalares tem adquirido cada vez mais importância no junto aos serviços de saúde, devido a integralidade entre os setores.

 As comissões devem ser pró-ativas e possuir espaço aberto junto à gestão, ao propor atitudes preventivas e corretivas e desta forma legitimar seu papel na instituição. Cabe ainda às comissões desenvolver e apresentar propostas de modernização dos atendimentos e aperfeiçoamento da rotina, tendo como foco central sempre a melhor qualidade no atendimento prestado ao paciente.

 Já as ferramentas de gestão e qualidade, por sua vez, devem ser utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.

 As comissões devem contar com inúmeras ferramentas de gestão, que permitirão elaborar indicadores de processo. São eles que servirão para embasar as decisões dos gestores. Afinal de contas, elas surgiram com o objetivo de viabilizar ações de melhoria conjunta com a administração da instituição. São ainda consideradas necessárias para formulação de políticas, coordenação e monitoramento de atividades que são consideradas críticas na prestação de serviços de saúde de qualidade.

  • Identificação de Comissões obrigatórias;
  • Definição de regimento das comissões;
  • Formatação das reuniões de acompanhamento das comissões.

 

Pesquisa de satisfação dos usuários

 A GENIALE de acordo com os serviços disponíveis nas unidades implantará a pesquisa de satisfação dos usuários. Todos os meses realizamos a compilação das informações, confeccionamos o relatório e traçamos metas de melhorias em parceria com a coordenação local.